sexta-feira, 11 de abril de 2008

DENGUE... O BICHO TÁ PEGANDO!

Foto 1: Tio Aedes, tomando seu solzinho matinal

Foto 2: Tio crescido, vestido para o próximo bloco carnavalesco.

Antes de mais nada, peço desculpas a mim e aos visitantes. Prometi uma coisa e não cumpri. Tentarei recuperar o tempo perdido. 3 semanas sem escrever é dose!

Mas vamos ao assunto, que já está se tornando batido: dengue.

Bem, conheço muita gente de fora do Rio, e todo mundo com quem falo me pergunta: "E a dengue? Já pegou? Cara, tá todo mundo lá no Rio ficando doente mesmo?"

Gente, NÃO ESTOU COM DENGUE! Não sei informar se já tive ou não. Passei Reveillon com febre e muita dor no corpo, durou uma semana, mas estava em Montes Claros (MG) e não fui ao médico. Resumindo, sei lá o que tive! Da mesma forma que muita gente nesse mundão aí tem os mesmos sintomas, não vai ao médico e, quando vai, escuta dos profissionais: "é uma virose"!!!

Não sei como anda os postos de saúde, mas conheço um monte de gente que teve ou está com dengue - dentro e fora do Rio. Estive em Montes Claros na semana passada (razão do meu sumiço) e tem gente com dengue por lá também. Ou seja: NÃO É SÓ PROBLEMA DO RIO DE JANEIRO, embora aqui faça mais vítimas.

O que acho sobre o que está acontecendo? Penso que se temos que indicar um culpado, que partilhemos TODOS a culpa por estarmos perdendo a saúde por causa de um mosquitinho, que parece um tigrezinho de asas! Sim, todos somos culpados:

1 - O Estado (Federal, Estadual e Municipal) que não investem em saúde preventiva. Chamar médicos de outros Estados, de outros países (Cuba) e o exército é mole. Quero ver é investir em aumento de postos de saúde e hospitais, leitos, contratar mais médicos aqui. E o exército? Não é para a defesa das fronteiras, por exemplo? Quer dizer que eu pago imposto para botar soldados matando mosquito, enquanto o contrabando come solto nas fronteiras? Sacanagem....
2 - Nós, que não cobramos soluções, e quando o fazemos só o lembramos na hora do aperto. Esperamos sempre que a solução seja dada pelo outro, e não a buscamos. Não nos unimos, que seja em mutirão, para prevenir a epidemia. Lembro que em 2005 e 2006 tivemos poucos casos de dengue, porque a sociedade se mexeu. Mas ficou só nisso.
É mosquitinho... Vc tá cheio de moral!

Um comentário:

Rosana disse...

Olá olá,
estou começando um blog novo depois de alguns aninhos sem postar, então resolvi navegar pela rede em busca de bolgs interessantes.
O problema da dengue é realmente nacional, e na minha opinião não é só ações do Estado que irão acabar com ele, mas principalmente da população. O problema é que as pessoas gostam de tirar o corpo fora, culpar o governo é mais fácil do que olhar seu quintal, a vizinhança, cobrar soluções do vizinhos, da sua comunidade. Acho que é muito mais um problema de educação mesmo. Cada um fazendo sua parte e o governo fazendo a dele, a dengue vai parar de matar.
Desculpa o desabafo, mas é isso.
Ah, podendo passa lá no meu cantinho, ok?
Té mais!